Catarata congênita

A catarata congênita pode estar presente desde o nascimento ou aparecer dias ou semanas após. É caracterizada por uma opacidade branca dentro do olho, no cristalino especificamente. Pode afetar  um ou ambos os olhos e, dependendo da densidade e da localização da opacificação é corrigida através de uma cirurgia que retira o cristalino do bebê e implanta uma lente intra-ocular no mesmo ato ou posteriormente.

É considerada uma urgência oftalmológica, não devendo postergar seu tratamento pois, para que a criança não tenha o desenvolvimento de sua visão comprometido é necessário que os meios ópticos estejam transparentes e, o cristalino opacificado impede que os raios luminosos cheguem até a retina podendo causar cegueira irreversível.

Causas mais comuns:

➔   genética (herança autossomica dominante)
➔   distúrbios metabólicos  do recém nascido;
➔   infecções na gestante como toxoplasmose, rubéola, herpes ou citomegalovírus;
➔   associações sistêmicas como Sd. Down

Caso suspeite da existência da catarata congênita em seu bebê, você deve consultar um oftalmologista com urgência para avaliação ocular, investigação sistêmica e tratamento adequados. O exame de reflexo vermelho feito na maternidade tem a função de rastrear alguma anormalidade que comprometa a transparência dos meios ópticos, porém é muito importante ficar atento pois em muitos casos a catarata vai se desenvolvendo e piorando ao longo dos dias.