Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 99734-3803

Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Doenças na Infância

Ceratocone

É uma doença degenerativa que afeta o formato e espessura da córnea, fazendo com que ela se projete para a frente, deformando sua curvatura fisiológica comprometendo a visão. Pessoas que sofrem com esta condição têm a região central do olho mais fina e fraca e começam a enxergar de forma distorcida, podendo gerar miopia e astigmatismo bastante irregulares, levando a troca frequente dos óculos.
 
É comum que o ceratocone se manifeste na adolescência e início da idade adulta, mas pode progredir até a quarta década de vida. A condição afeta um ou ambos os olhos.
 
Entre os sintomas mais característicos dessa doença está a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida.

Feito o diagnóstico com exames específicos (topografia corneana) e identificada a fase em que se encontra a doença, o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento. Nas fases iniciais o uso de óculos é suficiente para melhorar  a acuidade visual.
 
Outros tratamentos comuns para ceratocone são:-
 
➔   Primeiramente, evitar ao máximo coçar os olhos;
➔   Lentes de contato ou óculos nos casos iniciais;
➔   Crosslinking : procedimento que consiste na abrasão da córnea com aplicação de um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina) e um feixe de luz ultravioleta, com o objetivo de fortalecer a córnea e impedir a progressão da doença;
➔   Implante de anel estromal (anel de Ferrara);
➔   Transplante de córnea.
« Voltar