Conjuntivite (alérgica, viral e bacteriana)

A conjuntivite é qualquer processo inflamatório na conjuntiva, que é a  membrana transparente que recobre toda a região branca dos olhos e a superfície interna das pálpebras.

O que grande parte das pessoas não sabe é que a conjuntivite pode ser causada por fatores diferentes e nem todas são contagiosas. Ela pode ser alérgica, química, traumática ou infecciosa (viral e bacteriana).

Conjuntivite Bacteriana: é altamente contagiosa, pode ser causada por diferentes tipos de bactérias como Strepyococcus, Staphylococcus , Haemophilus, Neisseria, Chlamydia dentre outros. Há secreção mucopurulenta, hiperemia conjuntival e palpebral e dor .  A história clínica e exame oftalmológico são fundamentais para o tratamento correto com colírio antibiótico e cuidados locais.

Conjuntivite neonatal:
 ocorre no primeiro mês de vida, é muito comum e altamente perigosa pois pode envolver complicações oculares e sistêmicas dependendo do tipo de organismo colonizado na via do parto. Também pode ser causada pelo colírio de nitrato de prata usado para profilaxia logo ao nascimento  (conjuntivite química). A avaliação oftalmológica é fundamental para o diagnóstico e tratamento correto.

Conjuntivite Viral: bastante contagiosa, normalmente sua contaminação ocorre por contato direto com pessoas infectadas (compartilhamento de objetos), pode proceder infecções respiratórias com histórico de febre e linfonodos palpáveis. O vírus causador mais comum é o Adenovírus. Há bastante prurido, secreção, lacrimejamento e sensação de corpo estranho, pode complicar causando embaçamento visual e bastante dor. A avaliação e acompanhamento oftalmológico vai indicar o melhor tratamento que pode ser feito com colírio lubrificante, compressa gelada e, às vezes o uso de corticóides tópicos são indicados também.

Conjuntivite Alérgica: não é contagiosa, normalmente acomete pacientes que já tem um histórico de atopia como asma, bronquite, rinite, dermatite dentre outros. Os componentes alérgenos mais comuns são os ácaros, pólens e pelos de animais, é fundamental evitá-los. Os sintomas mais comuns são  prurido, hiperemia, lacrimejamento e edema tanto das conjuntivas quanto das pálpebras, geralmente acomete ambos os olhos. Seu tratamento consiste no uso de colírios antialérgicos, lubrificantes, às vezes corticóides e, dependendo da cronicidade e acometimento ocular, o uso de colírios imunosupressores é bem vindo.

Somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto e receitar o tratamento adequado, muitas vezes a conjuntivite não recebe a importância devida pois é minimizada por ser vista como algo muito simples,mas seus sintomas podem durar algumas semanas e, dependendo do agente causador, as sequelas podem durar meses. A condução correta do diagnóstico, tratamento e acompanhamento é fundamental para a saúde ocular.

Para prevenir a conjuntivite:

➔   lave com frequência as mãos;
➔   não coce os olhos;
➔   não compartilhe esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza;
➔   não compartilhe toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
➔   cuidado em aglomerações ou  ao frequentar piscinas de academias ou clubes.