Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 99734-3803

Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Doenças na Infância

Erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo)

A refração é um fenômeno onde um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular (córnea, cristalino e vítreo), chegando até a retina para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz é desviada ou não chega com nitidez à retina, ocasionando embaçamento visual.
 
Miopia: ocorre quando globo ocular é mais longo ou, a córnea mais curva ou, por alterações no cristalino (curvatura ou índice de refração), formando a imagem antes da retina. O paciente sem óculos vê as  imagens distantes borradas e os objetos próximos com nitidez. Sua alteração costuma ser progressiva até a idade adulta.
 
Hipermetropia: podemos ter alteração no diâmetro do olho, que é mais ?curto?  ou, a curvatura da córnea mais plana ou por alteração cristaliniana que fazem com que a imagem se forme depois da retina. Em adultos, dependendo do valor, tanto objetos próximos como distantes são percebidos como imagens desfocadas. Crianças e adultos jovens com hipermetropia leve conseguem ver claramente por causa da sua capacidade de acomodação. Podem ser progressivas durante toda vida.
 
Astigmatismo: a córnea, ou o cristalino, tem uma curvatura irregular que faz com que a luz incida em diferentes ângulos formando uma imagem borrada, tanto para longe quanto para perto. Pode estar associada tanto a hipermetropia quanto a miopia e, também podem ser progressivas.
 
Os sintomas mais comuns dos erros refrativos são o embaçamento visual, dores de cabeça, lacrimejamento, podem estar associados também a inclinação da cabeça, aproximação de objetos, franzir a testa, até mesmo coçar os olhos, todos com o objetivo de melhorar o foco. Ao perceber qualquer uma destas alterações a consulta oftalmológica é necessária.
 
O tratamento consiste na compensação das alterações supra citadas  para que os raios luminosos cheguem na retina e, assim a imagem fique nítida. É feito com óculos, lentes de contato e cirurgia, a qual deve ser minuciosamente avaliada para sua indicação.
« Voltar