Retinopatia da prematuridade

Acomete a formação dos vasos sanguineos da retina em recém-nascidos prematuros, é uma das principais causas da cegueira infantil. Eles crescem e se desenvolvem de maneira anômala estimulados pela alteração na oxigenação que sofrem ao nascer e durante sua suplementação na UTI, podendo causar desde alteração na vascularização até descolamento de retina.

Fatores de risco:
➔   prematuridade (abaixo de 32ª semana de gestação;
➔    baixo peso ao nascimento (menos de 1500 gramas);
➔   bebês que precisam de tratamento com oxigênio

É importante que os pais estejam atentos para que o diagnóstico precoce seja feito e o tratamento tenha mais chances de sucesso.

O tratamento ideal dependerá da gravidade da doença. Pode ser feito com laser, acompanhamento apenas, ou cirúgico (vitrectomia), sua indicação vai depender  do estágio da doença, que varia do 1 ao 5, sendo o estágio 1 apenas um alteração anatômica de vascularização que pode regredir espontaneamente, e o 5 o descolamento de retina, tratado com vitrectomia.

Bebês com retinopatia da prematuridade têm um risco maior de desenvolver outros problemas oculares no futuro, como miopia, estrabismo, ambliopia e glaucoma e por isso exigem cuidados redobrados dos pais e devem ser monitorados por um oftalmologista mesmo após ter alta do hospital.