Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 99734-3803

Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Doenças na Infância

Saúde ocular na infância

A visão é um órgão do sentido que possibilita a interação da  criança com o meio, capacitando seu desenvolvimento motor e cognitivo. Cerca de 50 % das causas de  cegueira infantil podem ser prevenidas ou tratadas e, sua prevalência está relacionada com a condição sócio-econômica do país, quanto menor a renda maior é a incidência de cegueira .
                      
Principais causas de cegueira infantil: infecção por toxoplasmose, retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, catarata congênita, mal formação ocular, atrofia óptica, ambliopia, e outras.
 
Os cuidados com a saúde ocular devem começar antes do nascimento do bebê,a mãe precisa fazer o acompanhamento pré-natal e a avaliar se houve ou há o contato com algumas doenças infecciosas como por exemplo a rubéola, sarampo, toxoplasmose, que podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.
 
Ao nascer, o bebê enxerga pouco e a visão vai se desenvolvendo com o passar do tempo, grande parte até os dois anos de idade, alcançando a sua maturidade em torno de 6 ou 7 anos. Importante considerar que uma boa parte das crianças não se queixam de dificuldade
 
O teste do reflexo vermelho, feito na maternidade, tem um papel fundamental no rastreamento de doenças que acometem a transparência do olho, sendo o pediatra um importante aliado na prevenção, quando detectado alteração o encaminhamento ao oftalmologista deve ser imediato.
 
Erros refrativos elevados em um ou ambos os olhos nem sempre são percebidos pelos pais e, se não corrigidos, podem causar prejuízos irreversíveis. O cérebro entende que a imagem borrada em um dos olhos é o normal e assim ele dará preferência para  olho de melhor visão, deixando o contra-lateral "preguiçoso" (amblíope). Quando ambos os olhos tem elevado grau e não há a prescrição óptica correta, ambos os olhos podem ficar amblíopes. Nestes dois casos citados o melhor tratamento é a correção óptica associada ao uso de oclusão . no caso da ambliopia unilateral.
 
A primeira consulta oftalmológica deve ser feita antes dos 12 meses e após, uma freqüência anual até os 7 - 8 anos de idade, a primeira infância é um momento crucial para o desenvolvimento ocular, precisamos investir tempo e cuidado para diagnósticar e tratar o mais precoce possível.
« Voltar