Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 99734-3803

Av Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Notícias

Tenho um filho pequeno que ainda não saber falar, como saber se ele precisa usar óculos?

Hoje eu vou falar sobre uma dúvida recorrente das mamães e papais que atendo aqui no consultório: Tenho um filho pequeno que ainda não saber falar, como saber se ele precisa usar óculos?
 
Essa é uma questão muito relevante pois os bebês não falam e ainda estão desenvolvendo a visão. Logo, os pais e cuidadores devem ficar bem atentos em alguns detalhes que podem ser facilmente percebidos por eles.
 
Quando a criança tem algum tipo de doença como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, ela tem dificuldade em reconhecer rostos ou pegar objetos próximos. Além disso, detalhes incomuns no olho do bebê, como a córnea opaca ou esbranquiçada, reflexo branco no centro da pupila ou até mesmo o olho de tamanho maior que o esperado devem ser observados e passados ao pediatra.
 
Logo ao nascer, os olhos do seu bebê recebem cuidados ainda na maternidade. No entanto, se nos primeiros dias a criança apresentar olho vermelho e com secreção, procure imediatamente um oftalmologista para que sejam excluídos casos de infecção neonatal.
 
Outros detalhes que devem ser observados nos pequenos e que podem ser indicativos de problema de visão, são:
  • muita sensibilidade à luz;
  • falta de interesse pelas pessoas e pelo ambiente;
  • fecha, pisca ou esfrega os olhos com frequência;
  • lacrimeja muito;
  • puxa os olhinhos para um lado.
 
Caso note qualquer uma dessas anormalidades, informe imediatamente ao pediatra. Se o médico achar necessário, encaminhará a um oftalmologista.
 
O diagnóstico precoce é fundamental para que os problemas de visão possam ser tratados e muitas vezes revertidos.
 
« Voltar