Teste do olhinho

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho, é uma importante ferramenta aliada na prevenção da cegueira infantil. Realizado logo na primeira semana de vida do bebê, ainda maternidade, tem por objetivo identificar precocemente alterações no eixo visual como catarata congênita, hemorragias, inflamações intraoculares, descolamento de retina e malformações da retina e nervo óptico.

Este teste é rápido e indolor, sendo realizado pelo pediatra em uma sala escura com a ajuda de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Se o reflexo detectado for vermelho, alaranjado ou amarelado e simétrico em ambos os olhos, o resultado do exame é considerado normal e as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis.

No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, ou assimétrica, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.

Desde junho de 2010, os planos de saúde precisam pagar pelo teste do olhinho e, antes disso, o exame já era obrigatório em maternidades públicas e privadas. Dessa forma, não há desculpas para não realizar o teste no bebê.

Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas evitando o agravamento e sequelas definitivas na visão das crianças.